segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DEVIR - Poesia filosófica-mística - Os quatro elementos - A dinâmica dos elementos e da vida - O ir e o vir - O eterno retorno - "A essência existe em tudo, a qualidade se particulariza" - Quando as mesmas condições se reunem, as mesmas qualidades se manifestam - Eternizar-se pela vivência da constante transformação

DEVIR

poesia filosófica-mística

(Um dia sem comer, sem beber, sem falar, diante da fogueira, no Jatobá Terra Prana)



Eis aí o fogo.
Um fogo que é igual ao que vi ontem,
mas não o mesmo fogo.
O fogo é fogo, seja de onde provier,
ou quando se manifestar
para reunir ou dissipar.


Eis aqui o ar.
Um ar que é um mesmo ar,
em todo lugar.
Mas, o que respiro agora, é uma
outra porção do mesmo ar,
que há em todo lugar.


Eis a água em minha boca.
É um idêntico líquido que por toda uma vida
acompanha e umedece.
No entanto, a cada momento,
sorvo um gole seu.
Diferente um do outro,
mas é a mesma água
que na saliva nutre o gosto.


Eis em meus pés a terra.
Esta de hoje é outra terra,
mas é terra como qualquer outra terra,
donde é possível,
no mundo visível,
aparecer a forma
nas vidas que céleres andam,
ou nas rochas e corpos
que mansos parecem imóveis.


Aquele outro fogo,
que junto ao meu consome;
aquele mesmo ar,
que por uma amiga é inalado;
aquela mesma água,
que o sangue do amigo molda;
aquele mesmo chão, que descalças elas pisam,
são todos iguais aos meus,
que neste momento nos cercam.


Do riacho, logo abaixo,
serpenteia agora uma água,
por entre plantas ou barros.
E logo a seguir, uma outra,
e mais outra, e outra mais,
até que jorros de águas
brilham ao longe sua fluidez.
A cada molécula,
a cada pequena porção,
a cada jato,
as águas vão.
Uma só água, tanto na mínima,
como na média,
como na grande quantidade.
Embora diferentes, são a mesma água.
E também as de agora, como as que virão.


Se a água que escorre ali agora dissesse :
"Sou a água deste regato",
estaria dizendo a verdade.
E se a próxima, um pouco depois,
declarasse a mesma coisa,
estaria, também, sendo verdadeira em sua fala.


Os fogos vão, a cada dia,
em minúsculos vagalumes, ou em imensos sóis.
Os ares viajam,
por entre pequeninas frestas,
ou grandiosos espaços.
As águas permeiam as plantas
ajuntando-se em gotículas de orvalho,
ou passeando densas e volumosas em majestosos rios.
E todos vão e voltam.
Retornam a seu ponto de origem.


Mas o fogo que aqui agora purifica,
 não é o mesmíssimo fogo
que antes consumiu esta mata rica.
O ar que neste momento embala as árvores a meu redor,
não é o mesmíssimo ar que outrora,
em ventos irados,
derriçou à terra os seres não bem firmados.
A água que agora sacia a sede do pássaro,
não é a mesmíssima água,
que após dissipar-se entre outras, volatizou-se,
pingou, infiltrou
e buscou seu retorno na fonte.
A terra que neste instante calco, não é a mesmíssima terra
que antes nutria plantas rasteiras.

Os elementos vão,
os elementos voltam.
São os mesmos,
mas ao mesmo tempo diferentes,
na forma e no tempo.
Este sol que agora brilha, é o mesmo sol,
dono da terra.
Mas o de hoje é outro,
pois o de ontem se passou
e o de amanhã será um novo.


O abstrato é a realidade.
O que se vê é a ilusão.


A essência existe em tudo.
A qualidade se particulariza.


Quando as mesmas condições se reúnem,
as mesmas qualidades se manifestam.


A perfumada flor da laranjeira
aparece a cada ano, quando a primavera,
com seu clima de vigor, dá à terra, e ao ar, mais calor.
O céu faz a chuva rica pelo trovão.
E o sol se desencurva para mais alto aquecer.
A terra se incha, fazendo centenas de pequenas vidas acordarem de seus sonos.
A todo ano, quando estas condições são preenchidas,
a laranjeira floresce,
e dos céus a graça desce.
As flores desta estação, poderão dizer :
Somos as mesmas flores
dos anos anteriores,
mas não terão o direito de afirmar,
talvez, sim, sonhar :
"Somos as mesmíssimas flores das outras primaveras
que voltamos para revegetar"


Assim são todas as coisas no mundo manifesto.
Todos os elementos, todos os conjuntos de elementos,
todos os seres vivos,
todos os corpos, todos os espíritos.


O permanente está na compreensão
do impermanente.

O contínuo está em se saber
o descontínuo.

O imutável está em se conhecer
a mutabilidade.

O eterno está no se ver, no se sentir e no se compreender
todo o transitório.

A essência está no conhecimento
das qualidades.

Por isto é que o verdadeiro é a abstração.


O que volta é sempre a essência,
manifesta nas mesmas qualidades.
Os nomes das qualidades, e suas individualizações,
tem um princípio e um fim,
sendo, pois, transitórias.


O conjunto de características
que forma um corpo celeste, um mar, um continente, um incêndio,
uma montanha, um furacão, uma árvore, um galho seco de uma árvore,
uma planta, um animal, um ser humano,
define a sua individualidade,
que é única, e que,
embora formada por qualidades e essência infinitas,
tem um começo, um transcurso de vida,
e um término.

Este fogo é transitório.
A potencialidade do fogo, em minha compreensão,
é eterna.

Este vento é único e passageiro para os seres deste local.
A idéia de que um próximo vento trará as mesmas consequências,
é abrangente e eterna, para o meu entendimento.

Esta água dirige-se em porções para o mar,
mas para o meu raciocínio holístico,
é uma só água,
que das entranhas da terra nasce.

Esta parte do chão em que agora deito é,
para meu íntimo,
a mão de nossa mãe terra
acariciando o meu coração,
assim como para todos os seres
desta terra azul que vai e volta,
ou de outras gaias longínquas,
as mesmas, tanto de lá,
como de cá.
Todas indo e vindo,
num eterno retornar.

Por isto, só o mundo das idéias e da sabedoria
é verdadeiro, imutável e eterno.

F  I  M

(Continua na fase filosófica)



(Mais conclusões que decorram desta forma de compreender a existência,
com certeza, inúmeras há.
Mas também há momentos em que se é preciso calar.)


Publicado novamente em 12 de dezembro de 2011, no Ambiente Literário - blog

Luiz A. V. Spinola

Escrito em março (+_) / 2000
Publicado em 7/out/2009 na extinta sessão Páginas do grupo Ambiente Literário





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